quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Quando a guarda se abaixa





Quando a guarda se abaixa

Nesse fim de semana aluguei alguns filmes e acidentalmente dois filmes sobre ex-lutadores de Box. Detalhe sem qualquer importância se pelo menos um deles não fosse um dos melhores filmes que já vi (ignorando clichês, vaidades e estereótipos típicos) “On the waterfront – Sindicato de Ladrões”, talvez devido a influência de experiências recentes sobre as quais já me manifestei, me inspirou como a muito não sentira. Já o autoral e também brilhante “Ranging Bull – Touro Indomável” apesar da intensidade e força, não conseguiu me deslocar tão profundamente quanto o anterior.

Touro Indomável narra os erros e os acertos na vida de alguém que não teve nada à favor de si além do o amor de um irmão por fim surrado e injustiçado por um protagonista vaidoso e desorientado que consegue notoriedade e fortuna por mérito de do talento para desfigurar faces e pela astúcia, ignorada por ele, do irmão por ciúmes surrado e abandonado. A intensidade do personagem e da história é notória, a trilha sonora é perfeita, os takes mágicos de Martin Scorcese são de emocionar até nazista. Um belíssimo filme em preto e branco.

Mas também em preto e branco, também sobre um ex lutador, porém despido de qualquer pretensão artístico-autoral Sindicato de Ladrões expõe problemas político-sociais reais, equilibra-se por meio de um romance improvável e embasasse na melhor homilia que já ouvi, pregada pelo personagem de um padre chegado à álcool e cigarros, que compara o silêncio às injustiças sociais com a conivência diante da “crucificação” do Salvador.

No final da fita, caminhando trucidado enquanto lidera a prole, Marlon Brando carrega o sentido social da Ressurreição de Cristo - crucificado pela salvação dos que o condenaram e tendo a redenção na verdade e na fé em algo que só faz sentido quando o coração se manifesta ... o amor ao próximo.

Recomendo cegamente: “SINDICATO DE LADRÕES” – filme como a muito não se faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário